Após desejar as boas Vindas aos presentes, o Secretário José Mariano L. Fonseca da Academia, convidou o Presidente da Academia Goiana Maçônica de Letras, João Batista Fagundes e as demais autoridades para tomar acento as suas cadeiras e passou a palavra para o presidente declarar a abertura da Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos.
Após cumprimentar os presentes, o secretário informou que estávamos ali reunidos para a Solenidade de Posse de Novos Membros da Academia Goiana Maçônica de Letras, os quais comporão o quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia. Naquela Solenidade tomarão posse dez novas personalidades científicas com relevantíssimos serviços prestados para a difusão do conhecimento intelectual em nosso país e internacionalmente.
Esclareceu que a Academia Goiana Maçônica de Letras reativada e registrada em 26 de outubro de 2018 encontra-se embrionária, mas com muita força e vigor, com seus membros reunindo-se todos de dois em dois meses para dialogar sobre ações governamentais, pesquisas científicas, cultura, arte dentre outros assuntos de cunho sociais de diferente natureza, além da produção intelectual, cujo objetivo precípuo será a congregação com as diferentes áreas do conhecimento científico que propicie o engrandecimento da maçonaria e do Estado de Goiás e muito mais transcendendo pelo país a fora.
Também ressaltou que a vacância no quadro permanente da Academia, a vaga é preenchida pela seleção de novos membros, de acordo com o que estabelece seu Estatuto. Bem como, pela análise e avaliação dos perfis e currículos Lattes dos candidatos, sobretudo, pelas contribuições científicas, tecnológicas e de formação de recursos humanos, além da produção intelectual, ou seja, é o reconhecimento dos frutos desse trabalho silencioso do intelectual, que enaltece, especialmente por ser declarado pelos seus pares na confraria, estabelecendo, sobretudo pela imortalidade e a nobreza do gesto de reconhecimento, a honraria conferida ao ser empossado nesse seleto Grupo dos imortais.